Viagem sem regresso de Katy Gardner - OPINIÃO


.


Seis anos passaram sobre a morte de Gemma. Seis anos de dúvidas e angústias, durante os quais a vida de Esther foi um inferno permanente.
Quando as duas amigas decidem fazer uma viagem juntas, nada faria prever que apenas uma delas regressaria. Esther era bela, sofisticada e destemida, Gemma o seu oposto. Ávidas de novas experiências, partem para a Índia em busca de aventura. O que elas ignoravam era que estavam prestes a entrar num mundo onde as regras sociais que lhes eram familiares não se aplicavam e que o tão almejado afastamento do mundo ocidental era afinal uma porta aberta para o que de mais sombrio traziam dentro de si. E foi rápida e inesperadamente que o sentimento que as unia foi posto à prova, levando-as a confrontar-se com ressentimentos e segredos antigos.
Numa tentativa de descobrir toda a verdade e de se libertar dos fantasmas que ainda a atormentam, Esther tenta agora dar um sentido à tragédia que vitimou a sua melhor amiga e mudou irreversivelmente a sua vida. Seis anos passados sobre a morte de Gemma, Esther está de volta à Índia…


Um dia cheguei a casa e a minha mãe tinha trazido este livro emprestado de uma colega para eu ler. Nunca sequer tinha ouvido falar nele por isso fui fazer a minha pesquisa e falar com alguns seguidores do blog a fim de decidir se este livrinho seria para ler em breve ou não... Acabei por me decidir a lê-lo e a descobrir um pouco mais da história destas duas melhores amigas...
Mesmo antes de começarmos a ler apercebemo-nos que a Gemma morre e mal folheamos o livro para nos tentarmos envolver nele essa ideia fica bem marcada. A personagem principal conta-nos a história da viagem das suas vidas... E quem não gosta de uma aventura? Eu gosto, por isso fiquei vidrada no livro quando me apercebi que estas duas jovens que tinham mais ou menos a minha idade iriam fazer a viagem das suas vidas desbravando uma cultura completamente diferente da nossa tendo apenas como definido viver o impulso e o momento.  Qualquer pessoa gosta de passar o tempo junto dos que ama ainda sobretudo quando são os nossos melhores amigos...
A India é descrita ao pormenor desde os pontos mais positivos e mais bonitos, que a caracterizam e que nos fazem imaginar uma India completamente diferente do que ouvimos falar,até aos pontos mais negativos onde  estamos rodeados de pobreza e tristeza. 
É no meio desta aventura que aparece uma terceira personagem que irá influenciar toda esta viagem, Coral uma jovem australiana que vive na India e que as irá acompanhar e ser determinante no final desta história.
Foi aquando do seu aparecimento que me apercebi a disparidade que existe entre Esther com uma vida boa, apoiada pelos pais, estudante da faculdade e com todos os rapazes que quiser a seu pés...e Gemma a jovem filha de pais separados, sem apoio, que não conseguiu concretizar o sonho de ir para a faculdade e que trabalha para conseguir sobreviver.
Gemma embarca nesta viagem com o intuito apenas de agradar a Esther e fazer a amiga feliz, Esther quer viver loucamente esta experiência e fazer com que Gemma se solte...
Esther tem consigo um peso na consciência pois apaixonou-se por o rapaz que amiga adorava...Mas será que é este amor que as irá separar? Não o que realmente as fará separar é o destino...O destino que trará a grande reviravolta desta história que dará tudo a Gemma e que tirará o que resta a Esther...E se descobrisse que a sua melhor amiga afinal não era a sua melhor amiga? E se perdesse o amor da sua vida em vão?

Your Reply