Entrevista com o vampiro de Anne Rice - Opinião


.

Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker.
Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.
É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores, como Stephenie Meyer.

Opinião:

Inicialmente estava algo reticente relativamente à leitura deste livro pois pensei que poderia tornar-se mais uma leitura sobre vampiros como tantas outras que acabamos por ler actualmente. Contudo, devido ao facto de ter ouvido várias opiniões positivas sobre esta história resolvi envolver-me no mundo de Anne Rice.
Apreciei bastante o desenrolar da história desde as alternâncias entre o passado e o presente até à descrição dos lugares de forma tão intensa que nos leva a viajar até la!
O facto de haver uma clara descrição acerca das diferenças entre os vários vampiros que existem na Terra e da necessidade de serem humanizados enriquece a meu ver a história.
O contraste estabelecido entre Lestat a encarnação do mal, personagem arrepiante e malévola e Louis que se enche de culpa e que se debate constantemente sobre as acções erradas que um vampiro é obrigado a conceber.
No final desta leitura, fiquei completamente satisfeita pelo facto de as minhas expectativas terem sido superadas e por finalmente ter percebido o porquê de Anne Rice ser intitulada como a "a mãe dos vampiros".
Uma leitura brilhante que recomendo vivamente!!!!

Your Reply