A noite de todas as almas de Deborah Harkness - Opinião


.

Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.

Opinião:

Diana Bishop é uma famosa historiadora que se deslocou a Oxford com esperança de conseguir expandir os seus conhecimentos acerca do mundo da alquimia que tanto a fascina. Diana pertence a um poderoso clã de Bruxas, mas após a morte dos seus pais em circunstâncias suspeitas, decidiu limitar o uso da magia na sua vida ao mínimo. 

Num dos seus dias de pesquisa na Bodleiana, acaba por requisitar o manuscrito Ashmole 782, um livro á muito perdido que irá atrair para si a atenção de todo o tipo de criaturas. Na esperança que Diana volte a levar o livro para consulta, a biblioteca começa a ser frequentada por bruxas, vampiros e demónios. 
Matthew Clairmont cedo se apercebe que Diana tem um poder e potencial elevados e que, por isso, corre um grande perigo. Há medida que ambos começam a conviver, apercebem-se que se encontram perdidamente apaixonados e que isso será mais um obstáculo à sua segurança pois a congregação irá certificar-se que não existem relações amorosas entre espécies diferentes.
Diana necessita de aprender mais sobre o seu poder e de saber como utiliza-lo sabiamente. Juntamente com Matthew e com o apoio da família, decidem que o melhor que podem fazer é viajar até ao passado para encontrarem uma maneira de enfrentarem o futuro.
Um livro excepcional que envolve diferentes tipos de criaturas e que nos leva a conhecer ao pormenor cada uma delas. O enredo em si, é delicioso pois prende o leitor envolvendo-o nas descrições.
Mais uma leitura que não poderia perder, esperando que o livro da continuação seja tão bom ou melhor que este.

Your Reply