Números: Luta contra o tempo de Rachel Ward - Opinião


.

Se soubesses o dia da morte das pessoas mais importantes da tua vida, o que farias? Jem Marsh esconde um poder espantoso, mas terrível: sempre que olha alguém nos olhos, vê a data da morte dessa pessoa. Órfã, com uma família adotiva que não a compreende, e rejeitada pela escola, vive permanentemente em luta com o seu destino. Mas, quando se apaixona por Spider, tudo muda. Jem compreende então que, mesmo sendo diferente, é possível ser feliz. Um dia ao encará-lo nos olhos, Jem apercebe -se de que a morte de Spider está muito próxima, relacionada com um terrível atentado em Londres! Conseguirá Jem mudar o destino do seu namorado — e transformar a sua própria vida?


Opinião:

Este é um daqueles livros que me chamou de imediato à atenção e não consegui descansar enquanto não consegui traze-lo para a minha estante.
Cedo me apercebi, que este livro é de leitura fácil  conseguindo instantaneamente colocar o leitor no lugar da personagem principal e fazer deste enredo a sua história.
Jem Marsh é dotada de um poderoso dom, consegue ao olhar para as pessoas ver a data da sua morte. Contudo, este dom não lhe trouxe nenhum benefício atormentando-a desde que era uma pequena criança. Quando, inocentemente, decide partilhar com a mãe "o número dela", esta ignora-a. Um dia mais tarde, acaba por encontrar a mãe morta com uma overdose e percebe que o número que conseguia ver, era afinal a data daquele dia.
Com uma adolescência difícil, sem família e saltando por vários lares de acolhimento, a sua vida muda quando conhece Spider. Ambos possuem uma história de vida semelhante, Spider foi criado pela avó e pertence à rua tal como ela.
Desde a primeira vez que olha para ele, Jem sabe que lhe restam poucos meses de vida e á medida que se vão aproximando é cada vez mais difícil para ela enfrentar a verdade.
Numa das suas saídas, Jem apercebe-se que uma um conjunto de pessoas apresenta a mesma data de morte. Poucos minutos depois, quando Jem avista o local de longe, uma grande explosão causa a morte de todas aquelas pessoas. Mais tarde, aparecem imagens na televisão que mostram os dois jovens em fuga, tornando-os assim os principais suspeitos de terrorismo.
Com apenas quinze anos e apavorados, os dois reúnem os bens essenciais e iniciam a fuga que irá mudar as suas vidas. Conseguirá Jem evitar a morte do namorado? Será possível mudar o destino?
Apesar de ser uma história leve e juvenil, a autora conquistou-me com o enredo que construiu enaltecendo os aspectos mais evidentes dos jovens que crescem na rua e que cedo têm que aprender a viver contando apenas com eles próprios.
Uma leitura a não perder e já com a continuação nas bancas.

Your Reply