Aconteceu em Roma de Nicky Pellegrino


.

Românticas ruelas de calçada, piazzas repletas de vida, cafés e bares vibrantes de música e desejo… Não há no mundo cidade como Roma. É aqui que Serafina vive rodeada pelo carinho da mãe e das duas irmãs. Habitam um minúsculo apartamento delapidado e têm pouco ou nenhum dinheiro, mas a alegria está sempre presente. 
Quando a mãe sai, sempre bela no seu vestido simples e feito em casa, as irmãs vão cantar para a rua. É um atrevimento que as diverte e lhes permite obter dinheiro para fazerem o que mais gostam: ir ao cinema. Elas suspiram e sonham com as estrelas das matinés. Mas Serafina nunca imaginou conhecer pessoalmente o seu ídolo: o ator e cantor Mario Lanza. Quando as portas da magnífica Villa Badoglio - lar da família Lanza - se abrem para a acolher, a jovem é apresentada a um mundo de sonho. E é rodeada pelo luxo e o glamour que conhece Pepe, o talentoso chef capaz das mais suculentas iguarias e das mais ternurentas emoções. Serafina está apaixonada e a viver dias dourados mas não consegue evitar sentir que aquele não é o seu mundo. 
Dividida entre a vida modesta que conhece e a promessa de um futuro melhor, Serafina vai ser obrigada a crescer. Vai sofrer, amar e descobrir que a realidade nunca é apenas o que parece. Que a vida é simultaneamente mais difícil e mais bela do que um sonho.

Opinião:

Nicky Pelegrino foi uma nova experiência para mim.
Serafina vive com a mãe e as duas irmãs mais novas num apartamento em Trastevere. Todas as noites a mãe sai de casa bem arranjada e perfumada para procurar a sua sorte junto de homens ricos que queiram diversão. Tendo deixado a escola para tomar conta da casa e das irmãs, Serafina não quer vir a ter o mesmo trabalho que a mãe e muito menos deixar as irmãs levarem-se por esse destino.

Eis que chega a novidade que o seu idolo, Mario Lanza vem a Roma para participar num novo filme. Entusiasmada, com a ideia de poder ver o homem que marcou a sua juventude e com a possibilidade de Carmela cantar para ele, as irmãs juntam-se á multidão que o espera.
Após duas tentativas de se mostrar a Lanza, Carmela suplica á irmã que tente junto do porteiro do hotel falar com o cantor. Passando-se por perceptora dos filhos de Mario, Serafina apesar de descoberta, acaba por garantir um trabalho como assistente de Betty.
E assim começa uma nova vida para Serafina, acompanhando a família Lanza, cuidando da mulher do cantor e vivendo o seu sonho.

Uma narrativa com dor e sofrimento, marcada pela percepção de que o que aparece nas revistas muitas vezes não passa de uma farsa e que a fama pode destruir uma família.
Com a descrição e nomeação de alguns pontos de interesse de Roma e de outras cidades, o autor acaba por preencher algumas passagens menos interessantes.
Relativamente ás personagens pensava que o seu desenvolvimento seria completamente diferente, por isso o final de algumas tornou-se bastante vazio.
Um livro cativante para quem procura uma leitura leve e diferente.

Your Reply