O circo dos sonhos de Erin Morgenstern - OPINIÃO


.

Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião:

Começo esta opinião por dizer que se trata de uma história completamente fascinante e única. 
Todos nós, quando crianças, sentimos aquele atração inexplicável sempre que nos deparamos com um circo a chegar à cidade. Só por si, o circo é um cenário mágico que nos leva a ver uma infinidade de atuações que nos envolvem num estado de pura alegria. 
Quando olhei pela primeira vez para esta capa, fui absorvida pela quantidade de pormenores que me levaram a imaginar mil e uma suposições para o seu significado. Mas o que realmente me chamou mais a atenção foi o facto de numa capa maioritariamente coberta pelas cores branco, preto e prateado se destacar um traço vermelho que realça mais um pormenor que anseio por descobrir.
"Le Cirque des Rêves" retrata um enredo complexo centrado numa batalha de aptidões. 
Celia Bowen é uma das personagens principais deste livro, uma criança que perde a mãe e que se vê obrigada a viver com o pai Hector Bowen, também conhecido como Prospero, o mágico. Rapidamente, se apercebem que a pequena Celia é dotada das mesma habilidades que o seu pai. Assim, Prospero vê nela a pupila ideal para treinar com o intuito de se tornar na vencedora do seu próximo duelo. Durante anos Celia é incitada a melhorar as capacidades sem saber muito bem para que se prepara ou quem será o seu adversário.
Não muito longe, Marco é exercitado de forma diferente para a mesma batalha. Anos mais tarde, começa a trabalhar para Chandresh Lefèvre um excêntrico milionário famoso por os seus "Jantares da meia noite". É num desses jantares que nasce a ideia original para a criação do Circo dos sonhos.
Pouco tempo depois, o Circo começa a aparecer em diferentes cidades espalhadas por todo o mundo surpreendendo todos aqueles que nelas vivem. Insurge-se do dia para a noite, em pequenos descampados, abre quando o sol se põe e fecha quando o dia nasce.  É constituídos por várias tendas listradas de branco e preto. E os artistas ostentam roupas das mesmas cores. Cada tenda contém uma nova situação imprevisível e mágica que atrai o mais pequeno admirador. Celia é uma das atrações principais e os seus números de ilusionismo atraem multidões. Assim, começam a surgir aficionados do circo que o seguem para todo o lado tentando adivinhar qual o próximo local onde este irá aparecer, autointitulando-se de rêveurs.
Marco não tarda a perceber quem é a sua adversária  e que o circo será o local escolhidos para ambos medirem forças. No entanto, não conseguem ficar indiferentes um ao outro e acabam por se apaixonar. Esta paixão impossível, é dificultada pelo facto de que desta batalha apenas um sairá vivo. Será que o amor vencerá e o circo irá continuar a deliciar multidões?
Sem dúvida um livro a não perder! E utilizando uma das frases contida numa das páginas, este livro imerge por ser "uma singularidade num mundo de monotonia".

Your Reply