Zoe Baxter passou dez anos a tentar engravidar e, quando parece que este sonho está prestes a realizar-se, a tragédia destrói o seu mundo. Como consequência da perda e do divórcio, Zoe mergulha na carreira como terapeuta musical. Ao trabalhar com Vanessa, o relacionamento profissional entre as duas transforma-se numa amizade e depois, para surpresa de Zoe, em amor. Quando Zoe começa a pensar de novo em formar família, lembra-se de que ainda há embriões dela e de Max congelados que nunca foram usados.
Críticas de imprensa
«Sem fugir aos dilemas morais e éticos, e sem deixar de apresentar todos os lados da questão, Picoult dá aos seus leitores o fantástico enredo, suspense e reviravoltas a que já os habituou.»
Daily Mail
«Picoult aborda este tema sensível com a sua pesquisa exemplar e personagens convincentes […] num estilo muito típico de Picoult, o leitor fica tão dividido como as personagens perante a escolha da melhor solução. Desafiador e arrebatador.»
She
«Jodi Picoult pega num tema controverso e provocador e usa-o como pano de fundo num drama comovente e emotivo. As suas personagens são credíveis e bem delineadas e o livro é ainda mais poderoso por isso.»
Sunday Express
Opinião:
Quando li a sinopse deste livro fiquei imediatamente atraída por ele. Foi uma das leituras a que dei prioridade pelo simples facto de me parecer um livro que marca pela diferença. E tal como esperava não me enganei...
Zoe Baxter é uma mulher de 41 anos com uma vida recheada de infortúnios desde o falecimento do pai quando ainda era criança até aos vários abortos que teve que não a deixam concretizar o grande desejo que tem de ser mãe. Apesar de tudo isto, Zoe nunca deixou de lutar e é na sua profissão como terapeuta musical que ela se refugia para ultrapassar os seus problemas. Max Baxter de Zoe, proprietário de uma empresa de paisagismo, ex-alocoólico e decidido a fazer tudo para proporcionar à esposa o que ela quer ter um filho. Só que quando estão prestes a atingir o seu desejo, eles perdem o seu bebé.
É neste ponto que toda a história muda, começando pela rutura deste casal, o que leva Zoe a um estado de profunda tristeza e Max a recair no seu vicio.
Contudo, Zoe acaba por se apaixonar pela psicologa da escola onde começa a trabalhar, Vanessa Shaw. Por outro lado, Max também encontra conforto junto do irmão e da cunhada e da Igreja da Glória Eterna.
No entanto, Zoe nunca deixou de desejar ter filhos e apesar de não poder Vanessa pode. É então que se lembra que existem 3 embriões congelados na clínica onde ela e Max fizeram o ciclo de fertilização. Só que para os poder utilizar precisa da autorização do marido, que influenciado pela religião, está contra à utilização destes embriões por Zoe e quer doa-los ao irmão e cunhada que tentam à anos ter filhos.
Picoult consegue captar a atenção do leitor até ao último momento utilizando dilemas éticos e morais que dificultam ao leitor a escolha de um lado ou até mesmo prever qual será o final desta história.
Para mim foi uma agradável surpresa correspondendo às expectativas que tinha.