Nas trevas da noite de Deborah Harkness - Opinião


.

No primeiro volume desta trilogia Diana Bishop, uma historiadora de Oxford e última descente de uma linhagem de bruxas e Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade vão juntos desvendar os segredos de Ashmole 782 e impedir que esse poderoso manuscrito caia nas mãos erradas. 


Agora, neste segundo tomo, Diana e Matthew viajam no tempo para a Londres de 1590, mas rapidamente se apercebem de que o passado pode não ser um lugar seguro. Matthew alia-se ao Escolha da Noite, um grupo radical de amigos e desregrados demónios, onde se encontram o dramaturgo Christopher Marlowe e o matemático Thomas Harriot e ao assumir as suas anteriores funções como espião de Isabel I, fica em contato com o submundo de uma Londres em ebulição e sedenta da caça às bruxas. 

Juntos, Matthew e Diana procuram nas velhas livrarias e nos laboratórios de alquimia o célebre Ashmole 782, sem o qual não poderão regressar ao tempo presente. Diana descobre que os seus poderes são muito maiores do que imaginava mas precisa de uma bruxa que lhe ensine a acordar, desenvolver e controlar as suas forças de tecedeira, o que não é fácil para a fêmea de um vampiro!

Opinião:

A chegada deste segundo livro, foi por mim aguardada com bastante ansiedade. Com o aproximar do final da leitura do primeiro volume, já a minha imaginação vagueava pelas possibilidades que surgiam para a continuação da história e eram muitas as perguntas que pairavam no ar.

A aventura de Matthew e Diana recomeça após uma viagem ao passado que os leva até ao ano de 1590. Uma época completamente diferente daquela em que vivem, onde os costumes e a vida é o oposto do que conheciam.

Para Diana, a adaptação a este novo cenário é um desafio pois tem que aprender a falar, a vestir e a ter um comportamento que seja aceitável para uma senhora. Mas o que mais a entusiasma, é a possibilidade de vir a conhecer algumas das mentes mais prodigiosas da história e a poder trocar com eles impressões que sobre assuntos que só costumava consultar em livros. Outra das coisas pelas quais anseia, é conhecer uma bruxa que seja capaz de quebrar o encantamento que os seus pais lhe colaram e mostrar-lhe como pode desenvolver os seus poderes de forma a tornar-se ser a bruxa que antes temia ser.

Matthew sente-se completamente em casa, revê os seus amigo da Escola da noite e consegue voltar a interagir com o pai antes deste morrer. Mas esta viagem ao passado, trás perigos escondidos. São cada vez mais as bruxas condenadas á fogueira e Diana tem que passar despercebida até que consigam melhorar os seus feitiços e encontrar o perdido Ashmole 782, que no presente se encontra incompleto.

Com a ajuda da alquimia e com os ensinamentos de outras bruxas. Diana descobre que pertence a um grupo restrito de bruxas chamadas "Tecedeiras", capacidade que herdou do seu pai e que permite a criação dos seus próprios feitiços.

O tempo no passado começa a escassear e a possibilidade de terem interferência no tempo e mudarem o futuro começa a ser maior. A viver uma gravidez quase impossível e tendo já consultado o Ashmole completo, Diana e Matthew após tantas aventuras regressam de novo a casa prontos para novas batalhas.

Apesar deste livro continuar a prender o leitor ao enredo criado e a levar a ansiar por mais, é u pouco difícil acompanhar as inúmeras personagens que vão aparecendo em cada capitulo. O facto de existir uma lista no final do livro, onde é apresentado resumidamente o nome das personagens, ajuda o leitor a lembrar-se em que ponto da história já leu aquele nome e onde se encaixa a personagem.
Uma saga que pretendo continuar a acompanhar!


Your Reply