Segredos Submersos de Hannah Richell - Opinião


.

Os Tides são uma família com segredos sombrios. Marcados pelos acontecimentos de um dia trágico, há dez anos, cada um deles, à sua maneira, tenta seguir com a sua vida.
Dora, a filha mais nova, vive num armazém degradado no East End com o seu namorado artista, Dan. Está a conseguir levar uma vida calma - mas quando descobre que está grávida, a notícia deixa-a abalada e leva-a a recordar uma culpa de longa data. Ao voltar a Clifftops, a casa da família situada no alto da costa de Dorset, Dora tem de enfrentar o seu passado. Clifftops não mudou nos últimos anos e, ao percorrer as suas divisões e jardins, Dora ainda consegue sentir o eco daquele terrível dia de verão em que a vida dos Tides mudou para sempre. Quando Dora começa a procurar pistas dos acontecimentos daquele dia fatídico, dá-se conta de que o caminho para a redenção pode estar na sua irmã problemática, Cassie. Se Dora conseguir arrancar a Cassie os segredos que ela jurou levar consigo para o túmulo, talvez consiga a redenção. Mas será que segredos antigos podem realmente ser perdoados? E mesmo que se consiga perdoar e esquecer, como é que nos permitimos amar de novo?

Opinião:

Segredos submersos é um enredo complexo que trata a história de uma família marcada pela dor e pela adversidade.
Helen e Richard conheceram-se na faculdade e  por acaso do destino, Helen acaba por engravidar. Assolada pela ideia de vir a ser mãe tão jovem, fica ainda mais ansiosa quando Richard a decide pedir em casamento.
Passados muitos anos, o casal e as suas duas filhas, Cassie e Dora estão prestes a enfrentar uma nova aventura, abandonando toda a sua vida de Londres para Dorset. A casa onde irão morar pertencia aos pais de Richard que morreram num acidente. Desejoso de manter a vontade dos pais, Richard está entusiasmado com a nova vida no campo, já Helen vê a ideia como algo horrível e devastador. Inconformada com a ideia e a discutir cada vez mais com o marido, acaba por negligenciar aspectos importantes da vida das filhas.
Como forma de tentar injetar alguma felicidade nas suas vidas, Helen acaba por engravidar e dá á luz o pequeno Alfie. Mas nem esta mudança é capaz de preencher o vazio que parece dominar a sua vida, por isso acaba por se envolver com um famoso pintor da zona. Certa tarde, ansiosa por se perder nos braços do amante, deixa Alfie de apenas três anos ao cuidado das irmãs na praia. Este dia mudará a vida da família para sempre, destruindo os laços que ainda existiam entre eles.
Anos mais tarde, Dora descobre que está grávida. Com medo de não conseguir proporcionar ao seu filho o verdadeiro lar que este merece, pondera não ter a criança. Mas o namorado Dan, incentiva-a a resolver as coisas com a família e a ficar em paz com passado. Para isso, Dora terá que procurar a irmã que saiu de casa dez anos antes e nunca mais voltou, terá que visitar o pai e a sua nova mulher e reencontrar a mãe que se refugiou em si mesma.
A autora fez sem dúvida justiça a estas personagens, cada uma é complexa e encantadora ao mesmo tempo. Faz-nos perceber a importância da família e até que ponto somos fortes para ultrapassar os obstáculos do destino.
A facilidade com que os elementos da história nos transmitem as suas emoções torna este livro uma obra a ter conta e que merece as melhores criticas.

Your Reply