Viver depois de ti de Jojo Moyes - Opinião


.

Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.
Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.

Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

Opinião:

Começo por confessar, que são poucos os livros que têm a oportunidade de deixar em mim aquela marca especial, mas este conseguiu fazê-lo sem qualquer dificuldade.

Apaixonei-me por esta história logo nas primeiras páginas, ficando logo ansiosa pelo seu desenrolar a partir do momento em que me apercebo que envolve a incerteza da vida.

Will era um executivo de sucesso, tinha o trabalho de sonho, vivia rodeado de mulheres bonitas e tinha dinheiro para fazer tudo aquilo que desejasse. Contudo, num fatídico dia sofre um grave acidente que o deixa tetraplégico. Toda a sua vida foge do seu controlo e vê-se confinado para sempre a uma cadeira de rodas e a viver dependente de outras pessoas.

Lou vem de uma família humilde família, mantém uma longa relação com Patrick um personal trainer e tem um emprego que adora no café da vila. No entanto, também a sua vida dá uma volta de 180 graus. De um dia para o outro, o café onde trabalhava fecha e esta tenta arranjar a todo o custo um emprego que permita ajudar a família e mante-la ocupada. Para além dos seus próprios problemas, Lou ajuda a mãe a tomar conta do avô e ainda ajuda financeiramente os pais e a irmã que é mãe solteira.

Quando depois de uma entrevista de emprego, é oferecido a Louise um trabalho como prestadora de cuidados por 6 meses extramente bem remunerado esta não consegue dizer que não. Mas conviver com Will é um verdadeiro desafio e cedo se apercebe que não terá tarefa fácil. 

Com o passar do tempo e com a convivência, Lou e Will tornam-se próximos e acabam por começar a sentir algo mais que amizade. Contudo, Lou acaba por descobrir que Will já tentou suicidar-se e que já tem em mente uma data marcada para por fim á vida numa clínica na Suiça. Devastada, tenta por vários meios faze-lo mudar de ideias e conseguir que este encare a sua vida de maneira mais positiva e optimista o que se torna uma tarefa impossível.
Depois de tudo o que partilharam e sabendo que o fim está próximo, será que Lou conseguirá marcar presença na vida de Will até ao último minuto e aceitar a sua decisão?

Este livro tem a capacidade de transportar o leitor para uma realidade que muitas vezes nos passa ao lado e que é tratada com alguma leveza, mas que merece toda a nossa atenção.
Leva-nos a refletir sobre o que faríamos se estivéssemos no papel de algum dos protagonistas.
Adorei cada página e recomendo esta leitura!

2 Responses to “Viver depois de ti de Jojo Moyes - Opinião”

  1. Unknown says:

    quero ler... será a minha proxima aquisição

  2. Tita says:

    Li há um mês, e ainda hoje mexe comigo. Sem dúvida o melhor livro de 2013.

Your Reply